Em junho 26, 2018 em Notícia

Coaching: O mercado que movimenta mais de U$ 2,3 bilhões ao ano.

Se você está aqui muito provavelmente ouviu ou leu sobre Coaching em algum momento, seja por indicação de algum amigo, por rede social, sites ou até na novela, em horário nobre da Globo.

O Coaching é um dos assuntos mais falados no Brasil e no mundo nos últimos anos e um dos métodos mais procurados por empresas e pessoas que buscam resultados expressivos em um curto espaço de tempo.

O mercado de Coaching é responsável por movimentar uma parcela econômica altamente significativa em nível mundial. Apenas nos Estados Unidos, são gerados mais de 2,3 bilhões de dólares ao ano.

No Brasil, esse mercado vem ganhando cada vez mais força e é um pilar primordial para impulsionar a economia do país. Afinal, o Coaching ajuda empresas a produzirem mais através de uma gestão de talentos efetiva, bem como, auxilia profissionais a alavancarem suas carreiras através da conquista de melhores cargos e salários.

Além disso, o Coaching também tem gerado novos empregos para centenas de milhares de brasileiros, pois quem realiza uma formação em Coaching de credibilidade, fica apto para atuar como Coach profissional, independente da área de formação acadêmica.

Mais do que movimentar a economia, o Coaching tem movimentado grandes projetos, sonhos e vidas, sendo este um método de alto impacto na construção de um Brasil melhor.

Mas afinal, o que é Coaching?

Coaching é um método de desenvolvimento humano construído a partir de ciências diversas como administração, gestão de pessoas, neurociência, programação neurolinguística – PNL, antropologia, sociologia, conceitos da psicologia, entre outras técnicas e ferramentas que são aplicadas pelo Coach (profissional) para ajudar o Coachee (cliente) a conquistar resultados melhores e até 20x mais rápidos em curto espaço de tempo.

Atualmente existem 77 teses de doutorados sobre Coaching em todo mundo. Fundamentado cientificamente, a eficácia do Coaching foi estudada e comprovada por organizações e cientistas desde 1930, entre eles a Universidade de Harvard, Timothy Gallwey – conhecido como precursor do Coaching, que se tornou amplamente conhecido depois de seu best-seller The Inner Game, David Petterson – diretor de Coaching do Google, entre outras referências globais.

O campo profissional do Coaching está cada vez mais reconhecido. Não só no Brasil como no mundo, existem cursos de certificação em Coaching em renomadas universidades, como a New York University e a Harvard University. E existem Instituições dedicadas à pesquisa científica em Coaching, como o Institute of Coaching, que é ligado ao McLean Hospital, cujo departamento de Psiquiatria é afiliado à escola de Medicina de Harvard e anualmente é realizado um Congresso sobre Coaching na Liderança e na Saúde.

Vikki Brock Ph.D – autora da 1° tese de doutorado sobre a história do Coaching construiu a linha do tempo da indústria do Coaching. Confira na imagem abaixo:

Principais responsáveis pela fomentação do Coaching na América Latina e no mundo:

O Coaching realmente é para você?

Coaching é para qualquer pessoa, independente da área de formação, seja ela biológicas, exatas ou humanas. Mesmo com a ampla versatilidade do Coaching é importante ressaltar que o método não é indicado para tratamentos psicológicos, a não ser que você seja habilitado profissionalmente para essa finalidade.

Uma formação em Coaching é ideal para:

Psicólogos que desejam ampliar as possibilidades de trabalho na clínica, trabalhar com grupos e projetos específicos, visando potencializar pessoas e não apenas na cura de doenças psicológicas.

Profissionais que desejam melhorar o clima organizacional, relacionamentos entre equipes, reduzir os índices de turnover e perda de talentos, desenvolver os colaboradores, melhorar a comunicação e estabelecer uma cultura na empresa.

Todos os profissionais que buscam técnicas de Coaching para aplicar na carreira atual, Upgrade no currículo com mais uma certificação, aumentar as possibilidades de atuação, melhorar a performance e resultados.

Para aqueles que desejam evoluir pessoalmente, identificar os talentos, habilidades e descobrir a missão de vida. Viver integralmente, ter inteligência emocional. Conhecer a mente humana. Equilíbrio pessoal e profissional.

Melhorar a performance como líder de equipe, vencer alguns medos, motivar e desenvolver a equipe, gerenciar conflitos, melhorar o desempenho da equipe.

Para profissionais de RH que buscam ferramentas efetivas para gestão assertiva de talentos da organização em que faz parte. No PSC Professional & Self Coaching, a melhor e mais completa formação em Coaching do mercado, além da capacitação como Coach profissional, também há a titulação exclusiva de Analista Comportamental DISC.

Quem quer ser Coach, buscando realização profissional aliado ao propósito de vida, pois não se sente bem com o atual emprego, gosta de ajudar pessoas e quer ter mais tempo para viver seus sonhos.

Decisivo para qualquer carreira

No caso específico do Self Coaching, método exclusivo desenvolvido por José Roberto Marques, Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, em que o aluno aprende na prática e já sai do curso pronto para aplicar treinamento, a formação ainda permite conciliar uma vida executiva à atuação como coach em outras áreas de interesse.

Pioneirismo do Instituto Brasileiro de Coaching

Criador do método Self Coaching, José Roberto Marques, maior referência em Coaching e desenvolvimento humano no Brasil e uma das maiores à nível global.

O IBC completou seus 10 anos de atuação no mercado, presente em mais de 93 cidades do Brasil e possui mais de 400 colaboradores, todos Coaches profissionais com formações acadêmicas diversas, entre graduados, especialistas e doutores. Um time composto por psicólogos, administradores, neurocientistas, RH’s, sociólogos, publicitários, todos criteriosamente selecionados e altamente capacitados com a missão de te entregar melhor experiência em Coaching do Brasil.

Seu portfólio de produtos atinge diferentes perfis, vão desde capacitações básicas, parcerias com universidades do exterior, como um seminário com a Universidade de Ohio, até MBA’s e pós-graduação.

Mais 500 mil pessoas já conquistaram resultados acima da média com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC através de treinamentos, cursos, palestras e workshops. Destas, mais de 35 mil são Coaches profissionais sendo alunos brasileiros e de mais de 26 países diferentes.

Dentre as empresas que já foram atendidas pelo IBC, estão Magazine Luiza, L’oreal, Avon, Volkswagen, Unimed, Avianca, ANAC, Itaú, Banco do Brasil, Wickbold, Faber Castell e muito mais.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, é a maior referência em Coaching e desenvolvimento pessoal, profissional e corporativo. Uma organização que conquistou o Brasil e uma legião de fãs pelo seu jeito de entregar resultados acima da média sempre priorizando as pessoas em primeiro lugar.

Atualmente mais de 1 milhão de pessoas acompanham o IBC nas redes sociais, entre Facebook, Instagram ou You Tube. Lá você encontra dicas práticas de Coaching dadas pelo próprio presidente, José Roberto Marques para aplicar no seu dia-a-dia, pessoal ou profissional.

(fonte: G1)

Deixe seu comentário